Diversão
Bloco do Mapa reúne milhares na rua 15 de Novembro
Pelo quinto ano consecutivo, foliões aproveitam para cair na folia e exibir muito colorido, brilho e originalidade
Paulo Rossi -
Um dos endereços da alegria na tarde deste domingo (23), em Pelotas, é a rua 15 de Novembro, por onde cruza o Bloco do Mapa e carrega milhares de foliões. A 5ª edição do desfile tem sabor especial: marca os 30 anos do trombonista pelotense - que dá nome ao bloco - com o Carnaval. E não faltou originalidade, seja para espantar o calor ou criar as fantasias. Ao alto, confete, serpentina e muita espuma.
Em meio a brincadeira, risos e samba no pé, o momento era também de estufar o peito de orgulho: "Saio sempre de porta-estandarte. Há cinco anos", entusiasma-se Janaína Motta, 38. Um trio elétrico, acompanhado de banda e passistas, dá o ritmo à festa, com repertório variado. E o público aceitou o convite. De bebês, que caem na folia ainda sem o pé no chão a idosos. "Tô sempre no Carnaval", conta Paulo Roberto de Paula, 69, e lembra do Bloco da Saúde, onde também faz questão de marcar presença.
E como tem ocorrido de uma ponta a outra do país, o Carnaval serve para fazer ecoar mensagens para além das ruas e do mês de fevereiro. A campanha Não é não, criada em 2017 no Rio de Janeiro e lançada há poucos dias em Pelotas, apareceu no Bloco do Mapa em camisetas e adereços. É mais uma chamada contra o assédio e a importunação sexual às mulheres. Uma reflexão que deve perdurar e se estender por todo o território nacional.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário